07 agosto 2013

Resenha - O caçador de pipas








Título: O caçador de pipas
Autor: Khaled Hosseini
Gênero: Romance
Páginas: 365
Editora: Novo Conceito










Sinopse
O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado. 

Amir e Hassan cresceram juntos, mamaram no mesmo peito, mas desde o início do livro notamos que a amizade entre eles era muito mais forte por parte de Hassan, pois, enquanto a primeira palavra dita por Amir foi "baba" (como ele chama seu pai), a de Hassan foi "Amir". 
Hassan era aquele garoto que fazia de tudo para agradar as pessoas, tão bom e fiel que eu cheguei a achar que ele era burro, mas ele era desprezado por ser um hazara (casta mais baixa do Afeganistão). A fidelidade de Hassan é de dar inveja em qualquer um e duvido que tenha alguém no mundo que não gostaria de ser amigo de uma pessoa como ele. No início do livro eu senti um ódio do Amir, mas que foi diminuindo com a leitura. Como Hassan não sabia ler (ele não ia para a escola e era empregado junto com seu pai Ali na casa de Amir), Amir gostava de caçoar dele quando ia ler alguma coisa e ele não sabia o que certa palavra significava. Apesar de Amir ser filho de um pai rico, ele tinha inveja de Hassan, pois parecia que seu baba amava mais ele (que segundo Amir era só um empregadinho hazara) do que o próprio filho.
Um certo dia aconteceu uma cena que mudou a vida de Amir para sempre. Num beco, Hassan sofreu nas mãos de alguns garotos ao caçar uma pipa azul e Amir viu tudo sem mexer uma mão para ajudar o amigo que tanto o defendeu daqueles mesmos garotos. O episódio marcou Amir permanentemente e sua culpa foi tão grande que desesperadamente ele fazia de tudo para ficar longe de Hassan. Depois disso, Amir e o pai fugiram do Afeganistão por causa da guerra e foram morar em São Francisco, ficando anos sem verem Ali e Hassan. Amir se casou e seguiu a carreira de escritor, mas o tempo não apagou de sua memória toda a sua infidelidade e, apesar de fugir do seu passado, um telefonema faz ele retornar ao Afeganistão com o propósito de se tornar bom de novo. Chegando lá Amir descobre informações valiosas do seu passado e notícias emocionantes e tristes sobre a guerra que destruiu o Afeganistão. Lá Amir vai sofrer por alguém assim com Hassan sofreu um dia por ele, e poderá então se redimir para sempre dessa culpa que o apavora.

O livro é marcante (só de lembrar de algumas partes dele para escrever a resenha eu me arrepiei!) e, apesar da capa não ser atrativa, vale muito a pena ser lido. Ele é dividido em 25 capítulos, o que deixa a leitura mais agradável, mas se você ficar alguns dias emperrado nos primeiros capítulos (assim como eu) não desista de lê-lo :)

"Por você, faria isso mil vezes!"

Bjos e até o próximo post :)
Hellen

2 comentários:

  1. Chorei tanto com esse livro ♥ Beijos, Clara do www.nemsanta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é mesmo muito emocionante <3
      Obrigada pela visitinha :)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Real Time Analytics